O projeto foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis e hoje é mantido por um grupo de voluntários; é licenciado sob a GNU General Public License.
O GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projeto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente. Porém o GIMP ainda tem um fatia de mercado muito menor que a do Photoshop, talvez porque:
* Não existia um bom suporte ao padrão CMYK color space até a versão 2.0, usado em produção gráfica impressa.
* Photoshop inclui licenças para o padrão Pantone, contudo o GIMP tem ótimas paletas e pode contornar esse problema muito bem.
* O número de plugins do Photoshop é maior. Porém o GIMP tem um conjunto de scripts que permite que se aumentem os efeitos indeterminadamente. É possível usar (embora de forma limitada e problemática) plugins do Photoshop no GIMP.
* Até o início de 2004 a GTK (biblioteca para gerenciar janelas usada pelo GIMP) não se apresentava bem no Microsoft Windows. A melhora da GTK facilitou o uso de outros programas como o Inkscape no Windows.
* A versão para o Mac OS X usa o X11, ao invés de usar os recursos nativos do Mac OS X.
Origem do Nome
O nome GIMP originalmente era sigla de General Image Manipulation Program; em 1997, ele foi mudado para GNU Image Manipulation Program. Ele é integrante oficial do Projeto GNU.
Mascote
Inovação
O GIMP também tem a característica de talvez ser o primeiro grande projeto de código aberto para usuários finais. Outros trabalhos, como o GCC, o kernel Linux, entre outros, eram ferramentas desenvolvidas por programadores, e com público alvo, especialmente, de programadores. O GIMP foi a prova de que projetos de código aberto e livres poderiam desenvolver coisas para serem usadas por leigos, abrindo as portas para a união de esforços que levaram ao desenvolvimento de outros grandes projetos como o GNOME, o KDE, o Mozilla e o OpenOffice.org, e vários outros aplicativos que os seguiram.
GIMP utilizava o GTK como base para construção de sua interface, em 2004. Na verdade, GTK originalmente fazia parte do GIMP. GIMP e GTK foram desenvolvidos para o X Window System (servidor gráfico) rodando em UNIX ou GNU/Linux, mas depois foram portados para Microsoft Windows, OS/2 e Mac OS X. O GIMP utiliza agora uma nova biblioteca gráfica genérica chamada GEGL.
Film Gimp/CinePaint
Film Gimp, agora conhecido como CinePaint, é uma ferramenta especialmente desenvolvida para pintura e retoque de quadros de filmes cinematográficos, usando um gerenciador de cenas onion skinning. Ele também oferece uma profundidade de cor de 16 bits por cor, enquanto o GIMP trabalha apenas com 8. Ele foi um fork do GIMP 1.0.8.
Versões
A versão estável atual é a 2.4.0 (lançada em 24/10/2007). Ainda não há informação de nova versão em desenvolvimento.
Fonte: Wikipédia